quinta-feira, 8 de outubro de 2009





Mas que fado meu FADO!!!




Dia 6 de Outubro de 2009.
Os vários canais televisivos portugueses (canais abertos e RTP Memória) “celebraram” Amália e fizeram questão de, previamente, anunciá-lo exaustivamente.
Optei pelo canal Memória e confesso que, em algumas fases da transmissão me senti transportado a um passado não muito longínquo relembrando a enorme afinidade de Amália com os seus admiradores. Com uma lágrima no canto do olho e uma enorme ternura no coração senti reviver ao limite a minha admiração por AMÁLIA.
Mas o terem-me proporcionado estes momentos de felicidade não impede que me sinta defraudado com o comportamento, em minha opinião ignóbil, de canais televisivos (incluindo o canal público) que votam ao ostracismo um dos maiores valores da cultura portuguesa, O FADO.
Exceptuando o canal cabo RTP Memória, que uma vez por semana emite um programinha de fado (dos que mantém em arquivo), e uma passagem pontual de um ou outro fadista num qualquer programa de entretenimento… NADA!
- Não há novos fadistas?
- Os novos fadistas não têm qualidade?
- Não há pessoas ligadas ao fado capazes de produzir e realizar programas de fado de qualidade indiscutivelmente maior que a generalidade dos programas emitidos?
- Não há profissionais capazes de realizar montagens, com programas de fado existentes no arquivo, que cativassem as novas gerações para um conhecimento mais profundo da história do FADO? Elas que mesmo assim já vão sentindo um enorme apelo por este sentimento cantado?!


Regressando à querida Amália, será que ela merece ser recordada apenas no dia de aniversário do seu falecimento? Não é possível, em colaboração com arquivos de televisões dos vários cantos do mundo (designadamente o Brasil) dar a conhecer o estrondoso êxito obtido por Amália em todos os lugares onde actuou e a admiração que suscitava nos povos desses países?
Será a obstinação do lucro mais importante do que a memória colectiva do povo português até para o canal público suportado pelos contribuintes?


Por favor (e isto é um apelo aos canais televisivos) não continuem a praticar o crime de lesa-história deste valor incalculável da cultura portuguesa!!!


Orlando

1 comentário:

  1. Caro Orlando este seu artigo, veio na hora certa. Deu-lhe com a pedra de toque no tema de sempre. As tvs em Portugal, para darem desgraças, escândolos, polémicas, casos de policia, politiquises e outros de igual monta, estão aí p'rás curvas. Novelas é a todas as horas, agora realmente um programa com Algo tão genuíno nosso como o Fado, nada e isso está quieto: O Fado por eses meios de audiovisuais é deitado ao ostracisno, salvo como o amigo diz, raras excepções, e francamente, aqui ao nosso lado, as tvs de Espanha, sempre com programas a enaltecer a cancion espanhola, a zarzuela, e o flamengo. Não renegam suas raízes, nós parece que temos vergonha de sermos um País onde o Fado foi para os atrasados, sinal de música menor, e canção dos desgraçadinhos. Bendita Amália que lutou e levou a fado por esse Mundo, levando com Ela o nome de Portugal. Um abraço Américo

    ResponderEliminar